Decorreu no dia 25 de Julho, no cine-teatro Scala, em Maputo, o lançamento oficial do “Resistência e Afirmação Cultural”. O propósito do evento foi partilhar informações acerca desta iniciativa, internacional e interdisciplinar, aprovada pelo projecto Procultura, financiada pela União Europeia e co-financiada e gerida pelo Instituto Camões.

A abertura oficial do evento esteve a cargo do director geral do projecto, Sol Carvalho, sucedida pela apresentação de informações gerais das actividades que virão a ser realizadas, até o ano de 2024, pela Paola Prandini, directora de comunicação do projecto.

O evento contou com a participação da Ministra da Cultura de Moçambique, Vossa Excelência Sra. Eldevina Materula; da representante da União Europeia em Moçambique, Sra. Graça Souza; do embaixador de Portugal, Sr. António Costa Moura; do representante do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC), Sr. Alcídio José; do terceiro secretário da Embaixada da República de Angola em Moçambique, Sr. Mário Filipe Garrido; da presidente da Associação São-Tomense em Moçambique, Sra. Ivone Zilhão; da representante da Comunidade da Guiné-Bissau em Moçambique, Sra. Ciana Gomes; do representante da Embaixada do Brasil em Maputo, Sr. Gustavo Buttes; do Presidente da Associação Cabo-Verdiana em Moçambique, Sr. Alexandre Alves; além de personalidades diversas ligadas às artes e sectores afins.

Houve espaço para a exaltação da cultura, com a intervenção musical da dupla moçambicana formada por Xixel Langa e Cheny Wa Gune, seguida do encerramento do evento, com um brinde celebrativo e uma breve apresentação de dança feita por mulheres da Associação Cabo-Verdiana de Moçambique.