O Elinga Teatro é a entidade responsável pela gestão e implementação do projecto em Angola. O Elinga Teatro (do umbundo Elinga = acção, iniciativa, exercício), constituído sob a forma de associação cultural a 21 de Maio de 1988, tem sede própria, em Luanda, num edifício, construído nos finais do século XIX, que já foi classificado como património histórico da cidade capital. De um propósito vincadamente intervencionista do ponto de vista político, em que o teatro foi utilizado principalmente como instrumento de mobilização e consciencialização popular (grupo Tchinganje), o grupo passou a uma etapa expressiva mais elaborada até à fase actual, em que a pesquisa de linguagens novas e a experimentação se têm vindo a tornar dominantes.
Por outro lado, o espaço do Elinga teatro, além de albergar a associação, tem sido um polo permanente de produção e divulgação cultural, aberto a outros actores culturais, com a realização das mais variadas manifestações artísticas (teatro, dança, música, artes plásticas, cinema, vídeo, etc.).
Para o projecto, conta trabalhar com instituições com experiência na área de investigação e pesquisa, entre as quais associações congéneres, instituições ligadas ao actual Ministério da Cultura Turismo e Ambiente, centros de pesquisa ou pesquisadores independentes, especificamente:
- Companhia de Dança Contemporânea;
- Instituto Superior de Artes;
- Centro de Estudos Africanos da Universidade Católica.