As manifestações de teatro são uma das linguagens artísticas do projecto “Resistência e Afirmação Cultural”. Como forma de potencializar as trocas entre os países de língua portuguesa pelo mundo, acontecerão cruzamentos entre as diferentes nações.
No caso do teatro, o claustro de São Tomé e Príncipe investigará performances ou apresentações teatrais, realizadas durante o período de libertação colonial, e enviará o resultado da investigação ao claustro de Timor Leste. Este, por sua vez, conjuntamente com a direcção artística do projecto, seleccionará uma encenadora teatral timorense que irá criar uma reinterpretação contemporânea, em formato de monólogo ou dueto, tomando como base a essência (técnica, história contada, texto, estética, contexto de representação, condições de produção) da manifestação teatral investigada pelo claustro são tomense e relaccionará com possíveis pontos em comum com expressões teatrais timorenses.
Esta nova peça de teatro, se for seleccionada pelos claustros e pela direcção de projecto, irá em tournée a São Tomé e Príncipe, lugar “de origem” da forma teatral estudada e será registada em vídeo para poder “viajar” para os outros países.